História - Pinheiros Handebol

Um dos pioneiros do handebol em São Paulo foi Karl Stramm associado veterano e conselheiro que, vindo da Alemanha onde já praticava esse esporte, introduziu-o no Club Ginastica "1890", no Parque São Jorge. Com a ajuda de Josef Hollander, fundou a “Federação Paulista de Handball” e a respectiva Escola de Arbitragem. Ambas observavam as regras e regulamentos trazidos da Alemanha.

 
A nova modalidade esportiva logo encontrou considerável número de adeptos. O sucesso do esporte levou Arthur Stickell, então presidente do Sport Clube Germania, a convidar Karl Stramm para organizar a seção de Handebol juntamente com Herbert Faust, Hermann Neiss e Max Theodoro Huffembalcher que passaram a integrar a primeira equipe do Clube, em 1931.

Para a prática desse esporte foi reservada uma área onde se encontra hoje a pista de atletismo. Mais tarde foi construído um campo apropriado, fechado com cercas de bambu, nos limites das ruas Iguatemi e Tucumã.

Desde a sua introdução no Clube até o início da II Guerra Mundial, o S. C. Germania sagrou-se vencedor em quase todos os jogos dos campeonatos organizados pela Federação.

Em 1948 o handebol ganhou várias modificações deixando de ser um jogo de campo para passar a ser praticado em salão.

Daí para frente, as equipes do Pinheiros se projetaram em campeonatos paulistas e brasileiros e para alegria da torcida paulista, o ano de 1972 ficaria marcado pelo famoso empate com o clube Gummersbach da Alemanha, na ocasião uma das melhores equipes de handebol.

No Gummersbach atuava Hansi Schmidt, o maior jogador de handebol do mundo na época e o Pinheiros fez duas partidas com essa equipe: uma no Ibirapuera para um público de cerca de 20 mil pessoas onde o clube alemão saiu vencedor e uma segunda partida no Pinheiros onde o inédito empate com a maior equipe do mundo por 11 a 11 foi motivo de muito orgulho e comemoração!

O handebol do Pinheiros tem cedido inclusive atletas para seleções olímpicas. Para as olimpíadas de 1992 em Barcelona partiram Edson Roberto Rizzo, Paulo Rogério Moratori , Marcelo Minhoto Ferraz Sampaio e Arcílio Tavares como Técnico. Em 1996, Atlanta, participaram lvan Raimundo Pinheiro, Paulo Rogério Moratori, Marcelo Minhoto Ferraz Sampaio (hoje diretor das categorias de base) e Washington Nunes Silva Jr. como Assistente Técnico. Em 2004, Atenas, foi a vez dos atletas Bruno Felipe Claudino de Santana e Gustavo Henrique Lopes da Silva. Por fim 2008, com a participação de Bruno Felipe Claudino de Santana, Fernando José Magalhães Pacheco Filho, Guilherme Rosa de Oliveira e Maik Ferreira dos Santos.

A modalidade tem quatro atletas beneméritos: Albin Helmut Slesaczek, Marcelo Minhoto Ferraz de Sampaio, Carlos Alberto de Simoni e Fábio Vanini.

Na categoria Principal Masculino, até 2011, o Pinheiros venceu 27 Campeonatos Paulistas, sendo o recordista de títulos da competição; conquistou 2 títulos da Copa Brasil; foi Campeão Sul-Americano de Clubes em 1994 e 2001, 5 vezes vice-campeão e 3 vezes campeão da Liga Nacional, o mais importante torneio de Handebol realizado no Brasil. O espelho de bons resultados na categoria principal masculina reflete nas categorias de base do clube, que tem uma filosofia de formação de atletas focada principalmente em seu crescimento e desenvolvimento, onde colhe frutos do trabalho com títulos paulista e brasileiro.

Fonte: Site ECP

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.